domingo, 10 de maio de 2009

Fire wire


FireWire (ou IEEE 1394 ou, ainda, i.LINK) é uma tecnologia que possibilita a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos, especialmente entre um computador e um ou mais aparelhos compatíveis.
O FireWire foi criado tendo como meta: permitir uma conexão veloz e fácil de vários dispositivos, possibilitar uma taxa de troca de dados alta e estável, ter custo baixo de fabricação, funcionar como "plug-and-play" e permitir que a troca de dados e o abastecimento elétrico sejam feitos por um só cabo.
Ela é um barramento de transmissão de dados do tipo serial. Quando é usada, a transmissão de dados pode ser feita de modo, ou seja, ambos os dispositivos podem enviar e receber informações pela mesma conexão. No FireWire 400 a transmissão é feita por um esquema de codificação chamado Data/Strobe (D/S), e o FireWire 800 usa a codificação 8B10B (faz com que haja menos distorção no sinal da transmissão, consequentemente, menos perda de dados).
Imagem de um computador Apple Mac Pro G5 com entradas FireWire 400 e FireWire 800:
Quando foi lançado, o FireWire 400 já impressionava por seus recursos, citarei aqui alguns deles:
  • Velocidade de transmissão de dados de aproximadamente 50 MB por segundo (400 Mbps).
  • Pode ser conectado e desconectado a qualquer momento, sem precisar desligá-lo.
  • Funcionamento com cabos de conexão de até 4,5 metros.
Para competir com o USB 2.0, cuja taxa de transmissão é de 480 Mbps, foi criado, em 2002, o FireWire 800 que se destaca por possuir as seguintes caracteristícas:
  • Tem o dobro da velocidade de transmissão do padrão anterior(800 Mbps).
  • Compatibilidade com cabos de conexão com até 100 metros.
  • Compatibilidade com dispositivos que utilizam o padrão anterior.
Bom, isso é só um pouco sobre o padrão FireWire, se você se interessou ai vai, para maiores informações, um artigo sobre isso: http://www.infowester.com/firewire.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário