domingo, 10 de maio de 2009

Fire wire


FireWire (ou IEEE 1394 ou, ainda, i.LINK) é uma tecnologia que possibilita a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos, especialmente entre um computador e um ou mais aparelhos compatíveis.
O FireWire foi criado tendo como meta: permitir uma conexão veloz e fácil de vários dispositivos, possibilitar uma taxa de troca de dados alta e estável, ter custo baixo de fabricação, funcionar como "plug-and-play" e permitir que a troca de dados e o abastecimento elétrico sejam feitos por um só cabo.
Ela é um barramento de transmissão de dados do tipo serial. Quando é usada, a transmissão de dados pode ser feita de modo, ou seja, ambos os dispositivos podem enviar e receber informações pela mesma conexão. No FireWire 400 a transmissão é feita por um esquema de codificação chamado Data/Strobe (D/S), e o FireWire 800 usa a codificação 8B10B (faz com que haja menos distorção no sinal da transmissão, consequentemente, menos perda de dados).
Imagem de um computador Apple Mac Pro G5 com entradas FireWire 400 e FireWire 800:
Quando foi lançado, o FireWire 400 já impressionava por seus recursos, citarei aqui alguns deles:
  • Velocidade de transmissão de dados de aproximadamente 50 MB por segundo (400 Mbps).
  • Pode ser conectado e desconectado a qualquer momento, sem precisar desligá-lo.
  • Funcionamento com cabos de conexão de até 4,5 metros.
Para competir com o USB 2.0, cuja taxa de transmissão é de 480 Mbps, foi criado, em 2002, o FireWire 800 que se destaca por possuir as seguintes caracteristícas:
  • Tem o dobro da velocidade de transmissão do padrão anterior(800 Mbps).
  • Compatibilidade com cabos de conexão com até 100 metros.
  • Compatibilidade com dispositivos que utilizam o padrão anterior.
Bom, isso é só um pouco sobre o padrão FireWire, se você se interessou ai vai, para maiores informações, um artigo sobre isso: http://www.infowester.com/firewire.php

domingo, 3 de maio de 2009

Regulamentação da Profissão

Existem 3 PROJETOS DE LEI para a regulamentação das profissões ligadas a informática. São eles:
  • 1561/2003: O exercício da profissão na área de informática deve ser livre, ou seja, não precisa de comprovação de Curso superior, educação formal ou registros em conselhos de profissão. O profissional de informática não é obrigado a se registrar em nenhum conselho de profissão, nem será exigido do mesmo registro nos conselhos para participar de licitação, concursos, ou processo seletivo para empregos e cargos na área de informática, porém é facultado a exigencia de diplomas ou certificações para o exercício de funções ou atividades específicas pela entidade contratante. OBS: Na minha opnião, esse projeto é algo já existente no Brasil, mesmo que ainda não tenha sido implantado, é a realidade dos Profissionais de informática brasileiros.
  • 815/1995: Regulamenta a profissão de Analista de sistemas e autoriza autoriza a criação do Conselho Federal de Informática - CONFEI e dos Conselhos Regionais de Informática - CREI. Que serão órgãos administrativos com o objetivo de orientar e fiscalizar o exercício dos profissionais de informática, bem como as pessoas jurídicas com atividade principal relacionada a área de informática, poderão exigir o registro dos profissionais no conselho e fixar, cobrar e executar contribuições anuais devidas por pessoas físicas ou jurídicas, bem como preços de serviços e multas que constituirão receitas próprias. OBS: Na minha opnião, é a mais cabível.
  • 607/2007: Essa possui os mesmos principios da anterior, porém muito mais completos. Ela estabelece como serão os conselhos nacionais e o federal de informatica, obriga o profissional de informática a pagar anuidades. OBS: Na minha opnião, muito complexa e rígida.

domingo, 12 de abril de 2009

SBC

Assim como os profissionais de direito tem a OAB e os de medicina tem a AMB, os profissionais e futuros proficionais da área de computação tem a SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Ela reúne professores, estudantes e profissionais de informática de todo o Brasil, e seu principal objetivo é incentivar a pesquisa e o ensino em computação.
Essa sociedade foi apresentada a nós, alunos de ciências da computação, pelo professor Rogério, que falou tambem sobre os grandes desafios da computação até 2016. São eles :
  • Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
  • Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócioculturais e da interação homem-natureza.
  • Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
  • Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
  • Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.

domingo, 29 de março de 2009

Um pouco sobre Lógica Matemática

Lógica é uma ciência que visa representar, por meio de proposições, o raciocínio válido. Entre os criadores desta ciência se destacam três.

Aristóteles - O estudo das condições de um raciocínio válido foi desenvolvido por filósofos como Paramedes e Platão. Mas foi Aristóteles quem fez o primeiro estudo formal sobre o raciocínio, baseava-se na suposição e dedução de proposições. Para ele tratava-se de mostrar o caminho para o raciocínio válido. Por exemplo :
1- Todo número par é divisível por dois.
2- Quatro é um número par.
3- Desse modo, quatro é divisível por dois.
A publicação da lógica Aristotélica foi feita por seus continuadores, os quais reuniram todos os estudos do mesmo na obra "Organum".

George Boole - Suas ideias deram início à álgebra de Boole, lógica simbólica apresentada no livro "Mathematical Analysis of Logic", que consiste na aplicação de valores lógicos (verdadeiro ou falso) às proposições e tambem na manipulação deles seguindo mecânismos similares ao da álgebra.

Gottlob Frege - Foi o principal criador da lógica matemática moderna, é considerado, junto a Aristóteles, o maior lógico de todos os tempos. Seu estudo baseava-se também em proposições lógicas as quais não necessitavam de "conteúdo", eram representadas por símbolos, o que facilitava o estudo da lógica.

domingo, 22 de março de 2009

Apresentações ....

Sou Carlos Alberto, nascido em Aracaju no mês de Outubro de 1989, calouro no curso ciências da computação na UFS (Universidade Federal de Sergipe). A única razão pela qual escolhi este curso foi que sempre fui apaixonado por jogos e sonho em um dia poder construí-los, e acho que no curso aprenderei o nescessário para conseguir alcançar meu objetivo.
Nos primeiros dias, em algumas das poucas aulas que tive foi apresentada, pela professora Leila, a universidade e seus departamentos e a diferença entre dos cursos de computação.
Os departamentos que nós alunos de Ciências da Computação teremos mais contato nesses 8 períodos de curso são o DAA e o DCOMP, além da empresa júnior SOFTEAM.

DAA (Departamento de assuntos acadêmicos)- é o departamento onde podemos resolver tudo referente a matricula, envolvendo trancamento de disciplinas ou da mesma.

DCOMP (Departamento de Computação)- é o departamento que envolve os cursos de computação que são: Sistema de Informações, Ciências da Computação e Engenharia da Computação.

SOFTEAM- empresa júnior onde nós alunos dos cursos de computação podemos trabalhar aplicando o conhecimento adquiridos nas aulas remuneradamente, é também onde podemos aprender tecnologias que não são ministradas em sala de aula.